Recentemente o jornal Estadão fez uma campanha publicitária onde coloca em cheque a credibilidade dos blogs como geradores de conteúdo e informação correta, comparando seus editores à macacos que nada mais fazem do que copiar e colar informações colhidas no mundo digital. O pessoal subiu nas tamancas e rebateu as críticas.
Para entender mais do que se trata, veja a propaganda
do Estadão criada pela agência Talent
Vamos recapitular:
1. O Estadão coloca no ar uma campanha que começa mostrando um par de adolescentes “criando” uma informação falsa, dizendo que homens ruivos e de aparelho nos dentes tem mais condições de ter sucesso financeiro e profissional na vida.
Três lindas mulheres comentam que leram isso na internet e ficam excitadas…
2. Seguindo algumas outras peças, entra no ar um novo filme onde mostra um estudante de pós-graduação buscando informações sobre economia no “blog do Bruno” e ainda elogia o tal “editor”…Muda a cena para um laboratório onde cientistas dão uma banana a um macaco que aprendeu a copiar informações na internet e colar em seu blog.
Ah... o nome do macaco é Bruno.
Pausa para respirar…

3. O que uma grande massa de blogueiros e leitores entenderam?
Que na internet, pessoas comuns estão publicando notícias e informações falsas, criando fantasias, iludindo tantas outras pessoas.
4. E o que a mesma grande massa de blogueiros e leitores continuaram a entender? Que atrás dos blogs existem “macacos” que só sabem copiar e colar informações. E finalizando os filmes, a campanha afirma que se o leitor quer informação correta e na hora que ela acontece, deve acessar o site do Estadão.
5. O Diretor de Criação da Talent, agência do Estadão, principal responsável pela campanha, vem a público — usando o canal “comentários” de todos os blogs que citaram a campanha — para “explicar” que não era bem isso que queria dizer, que queria posicionar o Estadão no lado bom da web, que ninguém pode negar que existem informações ruins e falsas publicadas na internet, etc e etc.
Agora olha que legal isso...
Nós blogueiros, habitantes do Planeta dos Macacos, não enforcamos Jesus Cristo, não é?

Num artigo que o jornalista escreveu sobre a Bienal de 2005, afirmou que Cristo fora enforcado, o que segundo algumas notas, rendeu comentários sarcásticos por parte de jornalistas em diversas redações.
Depois de pesquisar um pouquinho no Google, encontrei outras pérolas do Daniel Piza, quando ele faz afirmações consideradas (e provadas) falsas no livro “Paulo Francis”, que o jornalista escreveu.
Ainda, numa biografia que o mesmo jornalista escreveu sobre Machado de Assis (”Machado de Assis, um gênio brasileiro"), recebeu duras críticas por seus erros:
“…Em sua coluna no Jornal do Brasil, Martins fez um breve inventário de equívocos do livro, que inclui aberrações históricas, como a informação de que o brasileiro José Bonifácio era português, ou de que o padre Feijó foi tutor de dom Pedro I”.
Agora é hilário, mas já foi trágico.
Ver uma campanha que define o Estadão como lugar de informação confiável e correta. Logo em seguida, numa simples e rápida busca na web, descobrir que pelo menos uma pessoa que faz o Estadão acontecer comete erros, proibitivos por conta da sua profissão e obrigação de gerar informações corretas.
Me dá vontade de passar o final de semana rindo.
O trágico é saber que não dá mesmo para confiar. Aliás, todos somos passíveis de erros e por isso não dá para ficar apontando o dedo. Tem uma máxima que diz que quando apontamos um dedo para frente (para alguma coisa ou alguém), outros 3 estão apontando para nós mesmos.
Portanto, antes do Estadão afirmar em sua campanha que não devemos confiar nas informações vindas dos blogs, deve olhar para o próprio umbigo.
Para multiplicar a informação — e depois não dizerem que estou “inventando” —, seguem alguns links:
Folha aponta o erro do Estadão enforcando Cristo;
Crítica no JB sobre o livro “Machado de Assis, um gênio brasileiro”;
Outra crítica, agora na Veja;
Crítica sobre o livro “Paulo Francis";
Comentários em um post do blog do Daniel Piza lembrando da gafe te der “enforcado Cristo”;
E só para completar que o “erro” não é exclusivo dos blogs feito por “macacos”, dá uma olhada neste blog do jornalista Fausto Filho, e depois num momento onde um jornal manda (sem perceber, hehehe...) os leitores “sifú”.
Fonte: vários macacos espalhados por aí...
Mais informações, no decorrer do período...
Nenhum comentário:
Postar um comentário