sábado, 25 de agosto de 2007

Alguém me dá uma carona?

Hoje precisei deixar meu carro na oficina. Acho que até terça-feira vou ficar andando de ônibus. Não que isso seja demérito, de jeito nenhum.
Mas que é absolutamente irritante, isso é, sem sombra de dúvida.
Dia desses foi ao ar um programa desses feitos por aqui mesmo falando maravilhas a respeito do transporte público de Porto Alegre. Aquelas matérias que rolam por aqui, feitas por gaúchos, para gaúchos. A grosso modo, dava quase pra achar que andar de ônibus por aqui é melhor até mesmo do que ter carro.

Ou eles pensam que a gente é realmente tudo estúpido, ou os responsáveis pelo tal programa nunca botaram um único pé dentro de um coletivo.
Primeiro, que ônibus aqui não respeita horário. Segundo, a falta de consideração dos motoristas, que consideram o trânsito como quintal de suas casas. Em terceiro, a super-lotação dos veículos. É inadmissível que uma linha de ônibus disponibilize apenas um carro por hora em um trajeto totalmente industrial, com centenas de pessoas indo trabalhar a cada intervalo de 25 segundos. Isso sem contar o preço da passagem, o péssimo estado de conservação dos veículos, a incapacidade dos funcionários e o povo gaúcho.

Ahhh, o povo gaúcho.
Esse é hors concours. Não há um único usuário do transporte público que se comporte de forma educada ou gentil dentro de um ônibus. Basta cuidar de seu próprio rabo e pronto.
Não importa se temos uma área reservada aos idosos e gestantes.
Se o maldito office-boy decidir sentar-se ali, ele vai e tá acabado. Assim como aquelas senhoras de cabelo fedendo a laquê, e que acreditam piamente estarem chiques. Assim como os homens de 40 anos que babam e se alisam enquanto as adolescentes voltam de seus colégios. Acho que até eu mesmo devo ter me comportado como um bicho hoje pela manhã.
Como diria uma antiga professora minha: "uma maçã boa num cesto de maçãs podres, só pode apodrecer também".
É, amigos...esse é o quadro do transporte público aqui em Porto Alegre.
Caso algum de vocês ainda tenha uma estranha vontade de conhecer a capital gaúcha, reserve um dinheirinho a mais para alugar um carro.
É, porque andar de táxi é tão ruim - ou até pior - quanto.



Mais informações, no decorrer do período....



3 comentários:

disse...

Pior que é uma dificuldade mesmo andar de ônibus em Porto Alegre...
Tenta pegar um linha 520-Parcão ou um T2, às 7:30 da manhã...Impossível!!
Por isso prefiro andar a pé mesmo!! Pelo menos faz menos mal pra saúde...hehehehehehe...
Bjs..

Suzi Schio disse...

Tu não pode deixar de concordar que apesar de péssimo, o transporte público de POA é um dos menos piores do Brasil. Não dá pra se contentar com isso, mas, bom, podia ser pior...

A Carris coloca pouquissimos ônibus e quase todas as suas linhas são super lotadas, não tem explicação! Com a passagem à R$2,00? Custa colocar mais carros à disposição? É normal o T5 e o Universitária não pararem por estarem cheios demais, deixando um bando de otários esperando o próximo, ou o próximo, ou o próximo....

Mas a pior empresa é a CONORTE! As vezes os motoristas não param, mesmo se vc sinalizar, só pq não tão com vontade de parar. Já passei por isso. Tive que pegar um táxi pq o ônibus que pego só passa de 20 em 20min, e com o frio e chuva que tava, não pude esperar pelo próximo...

E os idosos, que têm local reservado na parte dianteira do ônibus, mas acham que, por serem idosos, devem entrar antes das outras pessoas e ficam trancando a entrada do carro! Eles têm direito, mas isso aí é abuso...

Odeio ônibus.

Bjo!

Rafa disse...

Os ônibus conseguem uma façanha incrível: são unanimidades, odiados por usuários, pedestres e demais motoristas.

Mas o que me incomoda mesmo, ainda são as pessoas que os frequentam.
Aí sim.

Bjo para as duas.